Homilia 4º Domingo Comum (29.01.12)

27/01/2012 21:05

nº 1096

Homilia 4º Domingo Comum (29.01.12)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Redentorista

“Um ensinamento novo”

 

O Profeta Prometido

              Jesus iniciou sua missão na Galiléia, região das trevas, não em Jerusalém, centro espiritual e político de Israel. A cidade de Cafarnaum estava no cruzamento de estradas importantes. Por isso era uma população misturada com pagãos. Não era reconhecida como um povo puro. Por isso o profeta diz que “a região das trevas viu uma grande luz” (Is 9,1; Mt 4,16). Foi ali que Jesus iniciou sua missão. Conforme seu costume foi à sinagoga no dia de sábado. Ali se fazia a leitura da Palavra de Deus. A sinagoga era o coração da vida espiritual do povo. O povo reconhecia que Ele “pregava como quem tem autoridade e não como os mestres da Lei” (Mt 1,21-22). Sua autoridade e poder estão na força do Espírito que age Nele. Os mestres ficavam repetindo preceitos. Ele tem o poder do Profeta predito por Moisés no livro do Deuteronômio, como lemos na primeira leitura. Na estrutura do povo de Israel havia magistrados, juízes, o rei e os sacerdotes. Ao lado destas instituições havia a figura do profeta. Havia também falsos profetas, adivinhos, supersticiosos e coisas piores. Estes foram sempre recriminados, pois enganavam o povo usando o Nome de Deus. Moisés afirma que Deus promete um profeta como ele, que seja intermediário entre Deus e o povo (Dt 18,17-18). Este profeta dará segurança ao povo nas coisas de Deus. É o que o povo reconhece em Jesus. Ser o profeta é missão de Jesus que fala como Deus quer. O povo pode testemunhar que o poder de Jesus se manifesta, sobretudo, na vitória sobre o mal, exemplificado pela cura do endemoniado. Ele está acima e é reconhecido como o Santo de Deus pelo próprio demônio. O mal não pode dominar as pessoas se essas seguem Jesus. O melhor exorcismo é ser de Jesus. O início da missão de Jesus dá a tonalidade para todo evangelho de Marcos. Não podemos colocar a missão de Jesus como um concorrente com o mal para ver quem vence. Por isso seu poder é definitivo e eterno. Assim acontece no mundo atual. A falta de fé dos cristãos propicia e invasão das maldades no mundo.

Liberdade no compromisso

  Para compreender este texto de Paulo sobre os problemas que o casamento traz para a vida espiritual, temos que entender que os primeiros cristãos esperavam a volta de Jesus para breve. Lemos nas cartas aos Tessalonicenses: Para que trabalhar se Ele vai voltar logo? (2Ts 3,10-11). Paulo acentua outros valores superiores a essa sua opinião. Por seu ensinamento sobre a caridade em 1ª Coríntios 13, entendemos este valor. Somos ensinados a compreender que em qualquer condição que vivamos, temos que viver para o Senhor. Assim o Senhor nos ensinará a viver mais e melhor a própria vocação, seja de casado, seja de solteiro. Ele próprio escreve: “Se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus? (1Tm 3,5). Temos que ter a liberdade de estar em Cristo para nos enriquecer dele e enriquecer o que fazemos. A vida é também uma pregação.

Uma missão com compromisso

 A oração da missa nos convida a “amar com a verdadeira caridade”. Este amor está a par com a adoração a Deus de todo o coração. Ao aceitarmos Jesus nos envolvemos com sua missão. Participamos de seu profetismo e somos vencedores com Ele, de todo mal. Perguntamos: “Por nossa palavra não causa impacto de conversão e admiração de Deus?” Sabemos que há um desagrado e desencanto com as pregações nas comunidades. Sabemos que a força da palavra não está só no pregador, mas ele pode ajudar.

Leituras: Deuteronômio 18,15-20;Salmo 94; 1 Coríntios 7,32-35; Marcos 1,21-28

Ficha nº 1096 - Homilia 4º Domingo Comum (29.01.12)

 

  1. Jesus iniciou sua pregação na Galiléia, região das trevas porque misturada com pagãos. Na sinagoga ele expulsa um demônio e o povo reconhece nele o Profeta prometido por Moisés, pois falava com poder de palavra e milagres.

 

  1. Paulo, ao ver dificuldade para os casados para se dedicaram a Cristo, deixa a impressão que o casamento não ajuda servir a Deus. Eles acreditavam que Jesus voltaria logo. Entendendo pelo conjunto de seu ensinamento compreendemos o valor de todas as coisas, desde que penetradas por Cristo. A vida é pregação.

 

  1. Se aceitarmos Jesus, nos envolveremos em sua missão. Esta é a caridade de que nos fala a oração da missa. Podemos melhorar nossas pregações.

 

                    Crescendo no ibope

 

Com o minguado número de seguidores Jesus começa sua missão pregando nas comunidades da Galiléia. Aquelas aldeias pequeninas recebem a visita do Grande Rei, na pessoa do humilde Jesus de Nazaré. Ele é o grande profeta prometido por Moisés.

Mas Jesus vai ao grande centro, Cafarnaum, cidade para onde confluíam diversas estradas. Ali na sinagoga (lugar de reunião de culto) um homem cheio do mal, que diziam endemoniado, começou a gritar contra Jesus. Com sua palavra Jesus o faz calar, tirando-lhe o mal. Viam nisso a expulsão de um demônio.

Seu ensinamento tinha autoridade, não era conversa mole. Com isso sua fama cresce. Há muita gente cheia de mal. É preciso apresentar a palavra de Jesus com convicção. Não tem diabo que agüenta!