OS IRMÃOS REDENTORISTAS NO NORDESTE

16/07/2010 11:35

 

OS IRMÃOS REDENTORISTAS NA VICE-PROVÍNCIA DE RECIFE

                A Vice-Província de Recife-Brasil, possui um número pequeno de Irmãos. Em parceria com outras Unidades, a formação oferece elementos que esclareçam o verdadeiro sentido da vida religiosa redentorista. Reconhecemos algumas falhas, mas estamos buscando acertar os passos para que tenhamos uma formação mais consistente, que ajude os candidatos a fazerem a verdadeira escolha: a vida redentorista.

I - A FORMAÇÃO

1-      A PASTORAL VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional da Vice-Província preocupa-se com o número cada vez menor de Irmãos. Por isso, a Equipe de Promoção Vocacional sempre contou com a presença de religiosos Irmãos fazendo parte da Equipe. No momento temos um Irmão trabalhando diretamente com os vacacionados. A dinâmica da Promoção Vocacional foi mudada: cada Estado que compõe o território da Vice-Província tem um confrade Padre responsável (Alagoas, Pe. Eugênio Alexandre; Pernambuco, Ir. José Torres; Paraíba, Pe. Tiago de Melo; Rio Grande do Norte, Pe. Erisson Roberto).

Durante o processo de acompanhamento dos candidatos a vida redentorista, evidenciamos que a vocação redentorista está em primeiro lugar, deixando de lado o clericalismo. Muitos jovens vocacionados vêm marcados pelos modismos dos diversos grupos e movimentos eclesiais que supervalorizam o status do sacerdote em detrimento dos valores da Vida religiosa e do Evangelho. Por outro lado, trazem a riqueza das diferenças das culturas e das diversas espiritualidades que, sendo bem trabalhadas, darão mais consistência e dinamismo ao nosso modo de viver a vida religiosa redentorista.

Neste ano de 2010, a situação numérica do nosso quadro de estudantes assim se configura:

VICE-PROVÍNCIA DE RECIFE

ETAPA DE FORMAÇÃO

CANDIDATOS A IRMÃOS

CANDIDATOS AO SACERDÓCIO*

ASPIRANTADO

Celso (Pré-Vestibular)

Wendel Kledir (Pré-Vestibular)

Elânio  (Pré-Vestibular)

Paulo  Ricardo

Denis Douglas

Eder Rodrigues

André Carlos

POSTULANTADO E PRÉ-NOVICIADO

Luiz Gonzaga (Administração)

Bruno Lua (Filosofia)

 

Fábio Nascimento

Wellington

Jadeilson

Bruno Câmara

Felipe

Mailson Régis

Geovânio Lima

André Antônio

Sebastião Nascimento

Alessandro Alves

 

NOVICIADO

Genilson Gomes

Douglas Gonçalves

Renato Azevedo

Guilherme Silva

 

JUNIORATO

Ir. Everaldo Alves Maciel

Ir. Antônio Melo (Teologia)

 

 

 

 

 

 

VICE-PROVÍNCIA DE FORTALEZA

ETAPA DE FORMAÇÃO

CANDIDATOS A IRMÃOS

CANDIDATOS AO SACERDÓCIO

ASPIRANTADO

Luiz Ataíde (Pré-Vestibular)

 04 aspirantes

(Nomes não-informados)

 

POSTULANTADO

Francisco Rodrigues (Serviço Social)

Natanael de Melo (Computação)

Adriano Brandão

Adriano

Izaac

José Valdo

NOVICIADO

 

Tarcísio Pereira

Antônio Cícero

José Júlio

JUNIORATO

Ir. Hélio Habreu (Ciências Contábeis)

José Carlos Junior

Washington

Nairton Souza

 

* Os candidatos ao Sacerdócio estudam obrigatoriamente no postulantado o curso de Filosofia e no juniorato, o curso de Teologia.

Neste processo de Parceria na Formação, temos uma longa experiência. A Província de São Paulo recebeu por muitos anos, noviços e estudantes de Teologia.

Devemos destacar que, há cinco anos nossa Vice-Província de Recife vem promovendo anualmente dois Encontros de “Irmãos”. Participam os confrades professos e os estudantes de todas as fases de formação, além dos confrades que quiserem. A formação trabalha em parceria com a Vice-Província de Fortaleza.

II – SITUAÇÃO ATUAL

                A Vice-Província de Recife sempre tem um número resumido de Irmãos. Atualmente contamos com:

1-      Ir. Albino da Silva Valente, 76 anos: NATAL-RN: atua na Pastoral da Saúde visitando os hospitais da capital. Entre outras atividades prega retiros, participa de grupos de Terceira Idade e outros;

2-      Ir. Inaldo Duarte Guimarães, 42 anos: CAMPINA GRANDE – PB: administra o Centro Missionário São Clemente, utilizado para encontros de diversos grupos. Faz parte da comunidade do Noviciado São Clemente, experiência de noviciado do Norte e Nordeste do Brasil (fazem parte desta experiência as Unidades de Manaus, Fortaleza, Recife e Bahia);

3-      Ir. José Torres, 35 anos: GARANHUNS – PE: Membro da Equipe Missionária, da Promoção Vocacional (Pernambuco) e do Governo Vice-Provincial; especialista em Musicoterapia, trabalha também na pastoral na área da música (canto-coral).

4-      Ir. Brígido Fernandes de Oliveira, 90 anos – RECIFE- PE: atualmente não exerce nenhum trabalho, pois está convalescente e de idade avançada.

5-      Ir. Urbano Döderlein de Win, 81 anos (holandês): CAMPINA GRANDE – PB: trabalha com “Programa de Aplicação de Técnicas Adaptadas às Comunidades”, ajudando a populações pobres na construção de cisternas, casas populares e na conscientização para o aproveitamento das águas.

6-      Ir. Everaldo Alves Maciel, 41 anos: CAMPINA GRANDE – PB: trabalha no Economato da vice-província, atua nas pastorais e movimentos da Paróquia; trabalha na Procuradoria Geral da União.

7-      Ir. Antônio Monteiro, 27 anos: RECIFE – PE (Ibura): Estudante de Teologia, atua nas pastorais e movimentos da área Pastoral Nossa Senhora da Conceição (Ibura).

Ir. José Torres

16-07-2010