OS IRMÃOS REDENTORISTAS

12/05/2010 23:31

 A Congregação Redentorista foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório em 1732, em Nápoles, Itália. A partir daí, surgem homens corajosos que assumem a espiritualidade de continuar no mundo as atitudes do Redentor pregando a Boa-Nova de Jesus, a “Copiosa Redenção” especialmente aos homens e mulheres mais abandonados pela sociedade e pela Igreja.

            Os Missionários Redentoristas não têm apenas Padres em seu quadro de missionários. Na Congregação também vivem e trabalham os IRMÃOS, que assumem a mesma espiritualidade. São homens que, assim como os Padres, optaram por servir o Reino, vivendo radicalmente o seguimento de Jesus Cristo através dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Habilitam-se teológica e profissionalmente para oferecerem o melhor para a Igreja de Jesus e para o povo na Congregação. Para isso, seus dons ou habilidades pessoais devem ser cultivados e aperfeiçoados para melhor servir.

            Na história redentorista temos muitos Irmãos que se destacaram. Um deles é o grande São Geraldo Majela, protetor das mulheres gestantes e dos bebês. Homem de uma mística grandiosa, é o santo redentorista mais reverenciado na Itália e muito conhecido no Brasil.

Hoje, continuam surgindo outros Irmãos que enriquecem a vida redentorista através de sua conduta, da vivência da espiritualidade, do trabalho amoroso e incansável e do testemunho de vida para os confrades e para o povo. Após a formação inicial (aspirantado, postulantado, noviciado e juniorado), o jovem é enviado a servir em uma comunidade, de acordo com a necessidade da Congregação, levando em conta suas capacidades e dons.

            Os Redentoristas no Nordeste – Vice-Província de Recife - têm a graça de contar com oito Irmãos. O trabalho que exercem e a fecundidade de suas vidas ajudam a realizar a missão de Santo Afonso, que é também a missão de Jesus. Eles estão espalhados nas comunidades da Congregação: em Campina Grande-PB vivem o Ir. Inaldo, que mora na comunidade do Noviciado e é o responsável pela administração do Centro Missionário; o Ir. Urbano Doderlein, que trabalha com tecnologia adaptadas para a agricultura familiar e a convivência com a seca no semi-árido nordestino; e o Ir. Everaldo, residindo na mesma comunidade, responsável pela administração da Livraria Missionária e da Vice-Província. O Ir. Brígido, aos 93 anos, gastou sua vida servindo os missionários em Bom Jesus da Lapa e em várias comunidades e hoje reside em Recife, é idoso e necessita de cuidados médicos constantes; o Ir. José Torres mora em Garanhuns, trabalha na Equipe das Santas Missões e na Promoção Vocacional; o Ir. Albino trabalha na Pastoral da Saúde e administra a comunidade redentorista em Natal-RN; na comunidade do Ibura em Recife estão os Irmãos Emerson Borges e Antônio Monteiro, estudando Psicologia e Teologia respectivamente. E ainda temos o noviço Genilson Gomes que está no Noviciado, preparando-se para a sua consagração. Nas outras etapas formativas temos mais 05 candidatos que desejam ser missionários redentoristas Irmãos.

            O conteúdo é mais importante que o recipiente. O ser redentorista é a substância principal, a opção fundamental, pois queremos continuar Jesus Redentor no mundo como missionários; a forma de realizar esta vocação pode ser como Padre ou como Irmão. Nenhum é mais importante que o outro, mas todos têm a sua importância e juntos, fazem uma ação missionária muito eficaz. Ser Padre ou Irmão Redentoristas é uma forma de realizar a vocação de ser um “pequeno” Redentor no mundo através do testemunho do Cristo ressuscitado.

            Este testemunho passa pela face redentorista que cada confrade deve ter: “Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a copiosa redenção” (Const. 20).

Ir. José Torres, CSsR.