Os Redentoristas

17/06/2010 22:22

(A reportagem é do jornal Valor, 15-06-2010)

Criada na cidade de Scala, na região de Nápoles, em 1732 pelo padre italiano Afonso Maria de Ligório (canonizado como Santo Afonso), a Congregação do Santíssimo Redentor chegou ao Brasil no fim do século 19. O primeiro grupo de redentoristas veio da Holanda e instalou-se em Juiz de Fora (MG) em abril de 1894. O segundo grupo partiu da Alemanha e assumiu os trabalhos em Aparecida (SP) em outubro do mesmo ano e até hoje são responsáveis pelo Santuário. A primeira comunidade redentorista foi formada em Campinhas de Goiás, em dezembro daquele ano.

Quando os redentoristas chegaram a Aparecida, o movimento de fé em torno da imagem encontrada por três pescadores numa curva do rio Paraíba, em 1717, já era crescente. A escultura da santa foi encontrada em duas partes. Primeiro os pescadores retiraram das águas o corpo de uma imagem de uma mulher, quebrada no pescoço e aparentemente grávida. Em seguida, foi encontrada a cabeça e formada então a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Entre os vários trabalhos realizados pela ordem em todo o mundo está a administração de santuários e locais tradicionais de romaria. Além do Brasil, os redentoristas atuam dessa forma na Itália, Canadá, Colômbia, Filipinas e Cingapura, entre outros. Eles têm importante participação no Santuário de Fátima, em Portugal, e no de Guadalupe, no México, por exemplo. A ordem também é conhecida pelo uso dos meios de comunicação como ferramenta de evangelização.

Hoje a ordem tem 5,5 mil religiosos em 77 países, além de cerca de 500 irmãs redentoristas que vivem em 46 mosteiros espalhados pelo mundo. É considerada uma das dez maiores ordens religiosas da igreja Católica. Com sede em Roma, os redentoristas têm um instituto de teologia moral, o Alfonsianum, principal escola mundial de estudos desta matéria.