“Terço dos Homens” realizou sua 3ª Romaria
Pe. Geraldo Rodrigues
Boletim "Vivências" 329
No dia 21 de maio/11, cinco mil homensparticiparam da 3ª romaria do “Terço dos Homens” ao Santuário Nacional. Participaram da Missa das 9h, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Rezaram o terço às 14h, com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, e do reitor do Santuário Nacional, P. Darci Nicioli. Às 15h participaram da Consagração a N. Sra. Aparecida.
Pelo que consta, a organização “Terço dos Homens” teve início no dia 8 de setembro de 1936, em “Vila Providência”, hoje denominada Itabi, no Estado de Sergipe. Frei Peregrino foi para uma “Santa Missão” no povoado a pedido do P. Ervêncio, da diocese de Aracajú. Reuniu mais de 200 homens para a reza do terço. Ainda hoje, uma média de 100 presenças participam, inclusive o coordenador e fundador do grupo, Antônio Menezes de Souza (seu Tutu), na época com 16 anos. Com o passar dos anos, os grupos de homens para a reza do terço foram surgindo. Escolheram como padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro. Hoje calcula-se que são mais de 600 mil participantes no Brasil.
Com o passar dos anos, os grupos se organizaram melhor, inclusive com estatuto social, manual e roteiro para rezar o terço. Hoje o movimento está espalhado pelo Brasil e chegou inclusive em Cuba e nos EUA. Nada se cobra dos participantes. Não se proíbe a entrada de mulheres para rezar o terço junto com os homens. Mas em geral elas não participam. É impressionante ver, nas quintas-feiras à noite, muitas igrejas repletas de homens simplesmente rezando o terço! É o que ocorre na igreja matriz de Paraisópolis (MG). Num banco próximo à entrada da igreja, a jovem aguarda o namorado que, dentro da igreja, participa da reza com
mais de cem homens.