Aleluia, o Senhor Ressurgiu!
Passados os quarenta dias da quaresma, onde meditamos a palavra de Deus fazendo jejuns e penitencias em preparação para a Páscoa do Senhor, eis que chega o Grande Dia, em que encontramos o sepulcro vazio, pois o Senhor Ressuscitou.
A Páscoa é o dia mais importante para nós cristãos Católicos, pois é na ressurreição que nossa fé está fundamentada. Ela é celebra por todo o tempo pascal, que se estende durante cinqüenta dias, até Pentecostes.
Páscoa, do hebraico Paseach, significa passagem. Em Cristo, é a passagem da morte para a vida, das trevas para luz, é sinal de vitória. Depois de morrer numa cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu e no terceiro dia ressurgiu deixando-o vazio. Assim, morte foi vencida para eternamente.
A nossa Fé Pascal nasce exatamente da experiência do túmulo vazio. É a parir daí que os discípulos passam a crer em toda verdade revelada pelo mestre. É crendo nestas verdades reveladas, que hoje, ao celebrarmos nossa páscoa, acreditando no sacrifício eterno de Cristo, como cordeiro pascal, reavivamos nossa fé naquele que triunfa para sempre.
É esta fé que nos impulsiona a anunciar a boa nova aos pobres, a lutar pela libertação dos cativos e publicar o ano da graça do senhor (cf. Lc 4, 18-19). Essa é a dimensão missionária da fé pascal. Quem vive essa experiência sente a necessidade de levar essa boa notícia para outros, assim como fizeram as mulheres na madrugada da Ressurreição. (cf. Mt. 28,7-10).
Que estes cinqüenta dias do tempo pascal, seja para nós, sinal de um tempo novo e de vida nova em Cristo Ressuscitado.
Feliz Páscoa!
Fr. Renato Azevêdo, CSsR.