ARCEBISPO TOBIN: VIDA CONSAGRADA É ESCOLHA QUE VALE A PENA

11/02/2011 20:26

 

Cidade do Vaticano, 11 fev (RV)

 

Oferecer à sociedade um testemunho cristão "luminoso e coerente" mostrando ao mundo que a verdade é "bela". Foi o convite lançado pelo Santo Padre aos consagrados, dia 2 do corrente, na Festa da Apresentação do Senhor.

Tratou-se de um apelo acolhido, de modo particular, pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

A esse propósito, a Rádio Vaticano perguntou ao Secretário do dicastério vaticano,
Dom Joseph William Tobin, em que consiste a vida consagrada. Eis o que disse:

Dom Joseph William Tobin:- "Um exemplo que costumo fazer quando as pessoas me perguntam em que consiste a vida consagrada é o de uma selva exótica com muitas variedades de plantas e flores – algumas recém-nascidas, outras com uma certa idade e outras, ainda, que precisam de um cuidado particular – mas uma selva que, em seu conjunto, dá respiro, dá oxigênio a toda a Igreja. Esperamos que o nosso serviço, o nosso acompanhamento da vida consagrada, ajude essa variedade de beleza."

P. Olhando de fora, particularmente nós, jornalistas, raramente vemos as "flores", geralmente enxergamos os problemas. Quando se fala destes últimos meses se pensa logo em questões sensíveis e difíceis. Como o senhor vê essa questão e quais seus votos para resolver os pontos mais delicados?

Dom Joseph William Tobin:- "Não há duvida de que existem desafios hoje, inclusive espinhosos, diante da vida consagrada, mas é preciso partir da vida. A vida consagrada não é um problema, é uma vida, e a vida como tal tem problemas, mas também alegrias, sucessos e desafios. Portanto, creio que a tentação dos jornalistas seja também a nossa tentação, porque aquilo que comumente chega ao dicastério são os problemas, as dificuldades, os desafios, as incoerências. O perigo é permitir que essa ótica voltada para os problemas se torne a ótica com a qual se entenda a vida consagrada. Esse seria, a meu ver, um grande equívoco. Talvez eu tenha a vantagem de ter vivido doze anos como Superior Geral da minha Congregação – os Missionários Redentoristas – e, portanto, como Superior Geral tive que enfrentar alguns problemas, mas também pude ver as maravilhas que Deus realiza ainda, mediante tantos consagrados, na minha família religiosa. Tenho a alegria de ver quanto bem Deus faz mediante a vida consagrada. Gostaria de dizer que a vida consagrada é viva e floresce e dizer aos jovens que é uma escolha de vida que vale a pena." (RL)

FONTE: www.orapidinho.com.br