Artigo do "Estadão" sobre Aparecida - SP

14/07/2010 19:50

Aparecida investe na Cidade do Romeiro

 

Clayton Netz

clayton.netz@grupoestado.com.br

 O Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, situado a 168 quilômetros da capital paulista, no município de Apare­cida do Norte, recebeu 9,5 milhões de fiéis em 2009. Este ano, o número deve chegar a 10 milhões. E o fluxo de turistas tende a aumentar ainda mais com a construção da Cidade do Romeiro, o complexo religioso católico que vai consumir R$ 60 milhões em investimentos, com previsão de inau­guração em 2014. Instalado num ter­reno de 177 mil metros quadrados, a 700 metros da Basílica de Aparecida, o empreendimento contará com três hotéis três estrelas, com capacidade para 990 apartamentos, um centro de convenções para 1,2 mil pessoas e um centro de compras.

A expectativa é que a Cidade do Romeiro seja integrada à estação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que teve seu edital de licitação lançado ontem pelo governo federal. Com as obras concluídas, estima-se que a re­ceita do Santuário aumente em até25% - o Santuário não revela qual o seu orçamento.

A ideia de lançar o projeto partiu de um pedido da Conferência Nacio­nal dos Bispos do Brasil (CNBB) para que o Santuário viabilizasse a realiza­ção do congresso anual da entidade no local. Durante um ano e meio, a administração do Santuário traba­lhou em cima do estudo, que ganhou proporções maiores. "Achamos que seria uma boa oportunidade de me­lhorar a qualidade do atendimento aos romeiros", diz o padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, responsável pe­la administração do Santuário. Não é pela falta de leitos: são 31 mil disponí­veis em Aparecida. "Mas a rede hoteleira e os serviços da cidade ainda não oferecem conforto suficiente para os romeiros", afirma o padre Macedo. Segundo ele, a ideia é mudar a rotina dos peregrinos, que, normalmente, che­gam a Aparecida, assistem à missa, pas­seiam um pouco, almoçam e vão embo­ra. "Queremos que os romeiros passem mais tempo no Santuário", diz. A CNBB aprovou o projeto e pretende sediar seu congresso anual de 2011 no Santuário. A realização dos encontros de entidades similares em santuários já é uma prática comum em Lourdes, na França, Fátima, em Portugal, e Chestocowa, naPolônia.

Para erguer a Cidade do Romeiro, o Santuário vai bancar 40% do projeto com recursos próprios. A Basilica de Aparecida tem como principais fontes de receita a Campanha dos Devotos, que arrecada contribuições mensais de fiéis de todo o Brasil, os donativos feitos pelos turistas, além dos aluguéis pagos por comerciantes de 388 lojas que fazem parte do Centro de Apoio ao Romei­ro e que pertencem ao Santuário. Os outros 60% do investimento serão fi­nanciados com empréstimos do BN­DES. "Precisamos aumentar nosso orça­mento para repor o caixa, fazer novos investimentos e, agora, pagar o emprés­timo", diz o padre Macedo.

Além dos fiéis, o Santuário espera ain­da atrair a atenção do mundo corporati­vo. "O centro de convenções poderá se­diar encontros de empresas, com hospe­dagem e alimentação de qualidade para os participantes", diz o padre Macedo. Segundo ele, o empreendimento é uma necessidade. "O volume de donativos está menor, precisamos garantir a ma­nutenção do Santuário", diz. Com MBA em administração pela FGV, o padre Ma­cedo comanda um pequeno exército de 30 religiosos, 1.298 funcionários e 1.100 voluntários, que colaboram nas ativida­des do Santuário.

(O ESTADO DE SÃO PAULO -14 de julho de 2010 pg. B14)

Enviado por Pe. Flávio Cavalca