Dois missionários redentoristas chamados para o Reino de Deus!
Aos 84 anos de idade, nanoite do dia 31 de maio/11, na UTI do Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), faleceu P. Antônio Lino Rodrigues.
P. Lino caiu no domingo, enquanto tomava lanche no refeitório da comunidade de Aparecida (SP), onde residia. Foi sepultado ontem, dia 1º, em Aparecida (SP). O Senhor chamou para si o P. Lino Rodrigues, após 84 anos de vida, 64 de vida religiosa e 60 de sacerdote. A maior parte de sua vida foi dedicada percorrendo o Brasil na pregação de Missões Populares.
P. Hélio de Pessato Libardi faleceu aos 70 anos (completados no dia 9 de abril/11, na UTI do Hospital S. Lucas, de Ribeirão Preto (SP), lá faleceu no dia 30 de maio/11, na 3ª cirurgia por que passava por problemas na aorta. Seu corpo foi sepultado no cemitério de Tietê (SP), sua terra natal. P. Hélio dedicou a maior parte de sua vida na atividade missionária, percorrendo o Brasil, levando a Boa Nova do Evangelho. Muito procurado para aconselhamento e direção espiritual, foi também escritor.
P. Geraldo Rodrigues (Redator de ‘Vivências’) encontrava-se hospedado na mesma comunidade onde, após uma primeira cirurgia, P. Hélio Libardi se recuperava. Conversando
no corredor, viu surgir P. Libardi, caminhando lentamente, em passos próprios de um doente em recuperação. Em passos lentos, P. Libardi desapareceu naquele pequeno horizonte, ao fim de sua caminhada. Era no cair da tarde do dia 19 de maio/11. Era dia ainda, mas logo mais o sol iria se por, a noite chegaria. Veio-me à mente a cena dos Discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor! O dia vai se findando! A noite já vem!”, foi o convite que fizeram a Jesus, que eles ainda não tinham reconhecido.
Após 70 anos de idade, 50 de vida religiosa missionária e 44 anos de sacerdócio, foi Cristo que
convidou P. Hélio Libardi e P. Lino Rodrigues: “Venham! Seus dias neste mundo estão findandos! Deixem o contexto deste mundo, onde é quase noite, e venham para a Luz Eterna do Reino!”
P. Hélio Libardi foi sepultado em Tietê (SP), no dia 31, data em que a Igreja Católica celebra Nossa Senhora indo visitar sua prima Isabel. P. Lino Rodrigues faleceu na noite deste dia 31. Em ambos os funerais, muita participação, muitos concelebrantes. Não importa a idade! Deus nos chama a todos. Consola-nos a palavra do Senhor em diálogo com um de seus discípulos: “Credes em Deus? Crede também em mim! Na casa de meu Pai há muitas moradas! Eu vou preparar-vos uma!” A certeza da felicidade eterna nos consola. Consola-nos que Jesus, ele em
pessoa, se ofereceu para preparar nosso lugar. P. Libardi viveu seu sacerdócio durante 44 anos; P. Lino durante 60 anos. Ambos fazem-nos recordar Jesus, garantindo a quem participa da Eucaristia: “Aquele que come deste pão viverá para sempre!” (Jo 6, 51-58).
Recebendo a notícia destes falecimentos, um amigo disse que chorou. Cristo também chorou a morte do amigo Lázaro. Que nosso choro se converta em lágrimas a lavar nossa alma e, purificados e incentivados pela Graça do Pai, prossigamos, felizes, na caminhada. Aos falecidos nossa homenagem de gratidão. Pelo repouso eterno na Paz do Senhor, nossas preces! “A vossa tristeza se transformará em alegria”, diz Jesus no Evangelho de hoje.
Pe. Geraldo Rodrigues
Boletim “Vivências” 338