Encontro de Irmãos: Mensagem Final
IX ENCONTRO INTER-VICE-PROVINCIAL DE IRMÃOS REDENTORISTAS DO NORDESTE
Recife, 03 de abril de 2011.
“O cabo da vassoura é um instrumento tão válido a santidade, quanto o cajado do Pastor Supremo”. (João XXIII)
MENSAGEM FINAL
Estimados confrades,
Saudamos os membros das Vice-Províncias de Recife e Fortaleza, agradecendo a Deus por este IX encontro inter-vice-provincial de Irmãos.
Nestes dias de encontro, partilha, convivência e espiritualidade, fizemos uma experiência comunitária muito intensa e gratificante.
Começamos as nossas reflexões na manhã do sábado refletindo sobre o “ser religioso na pós-modernidade”. Foi acentuado pelo assessor, Pe. Antônio Ranis que na pós-modernidade nada é permanente e há uma crise de identidade que afeta a vida religiosa. Mas o que faz a diferença do religioso na pós-modernidade é a vivência comunitária, a experiência de Deus e a vida apostólica.
Ainda nesta manhã, tivemos a oportunidade de ouvir a partilha que o Ir. Everaldo fez sobre o VIII CLAHER/CLAIR que aconteceu de 05 a 11 dezembro de 2010, em San José, na Costa Rica. Neste Congresso latino-americanos dos Irmãos, houve uma partilha das discussões sobre o processo de reestruturação da Congregação; auto-estima pessoal e comunitária; o discernimento comunitário no processo de reestruturação congregacional; a identidade fraterna no seguimento de Jesus; os desafios da Vida religiosa na América Latina a partir do Plano Global da CLAIR; a formação dos Irmãos; e sobre o que significa ser Irmão redentorista hoje.
Dando continuidade ao nosso Encontro, tivemos uma explanação sobre os desafios e perspectivas dos Irmãos na fase inicial de formação. Seguidamente fizemos uma partilha das nossas experiências vocacionais e, a partir daí, de maneira espontânea, cada um pôde expor seus anseios e inquietações. Constatamos, que as nossas vice-províncias não têm definido um processo de formação para os Irmãos. Esse ponto também foi destacado no relatório do Governo Geral à Vice-Província do Recife; bem como tendo sido discutido no VIII CLAIR/CLAHER. Esta constatação faz com que os candidatos a Irmãos sintam-se inseguros quanto a sua formação. Diferentemente do que acontece com os candidatos a clérigos, que possuem um processo formativo definido.
Percebendo esta necessidade, colocamo-nos a disposição para ajudar os nossos Governos a refletir e ajudar a construir um projeto Vice-Provincial de formação e atuação dos Irmãos. Para ajudar nessa empreitada, faremos reuniões online a cada dois meses, visando as discussões para amadurecer as idéias desse projeto para a realização da nossa missão apostólica. Assim sendo, sugerimos que as Vice-províncias iniciem urgentemente a uma possível avaliação do processo de formação para os Irmãos.
Agradecemos a colaboração e acolhida da Comunidade de Formação Beato Gaspar Stangassinger, que de forma afetiva facilitou os meios para que o nosso encontro acontecesse de forma agradável. Ao Governo das Vice-Províncias de Recife e Fortaleza, que motivaram e colaboraram para que todos os candidatos a Irmãos pudessem participar.
Finalmente, neste tempo quaresmal, motivados por este valioso encontro, rezamos ao Senhor por toda a Congregação, especialmente pelas nossas Unidades que buscam viver e realizar a missão de Jesus Redentor nos lugares em que vivem nossa gente mais pobre e abandonada. Que a Mãe do Perpétuo Socorro motive os nossos passos.
Fraternalmente,
O participantes, Irmãos e candidatos