Europa volta a inserir os feriados cristãos

28/01/2011 00:20

 

Petição de 32 mil europeus, em 7 línguas, levou a Comissão Européia a incluir os feriados cristãos na nova versão da agenda da Europa, que é distribuída nas escolas. Será também inserido um suplemento adicional aos exemplares já impressos que omitiam qualquer menção a tais feriados, enquanto mencionava os de outras religiões. Serão inseridos no anexo e na agenda em si, inclusive os feriados religiosos dos Estados-Membros. A petição tinha sido lançada na internet e em uma semana recebeu 32 mil adesões.

A parlamentar francesa Christine Boutin, presidente do Partido Democrata Cristão, declarou: "Estas disposições de incluir os feriados cristãos, inclusive os religiosos, me agradam e manifestam a consciência da Comissão Europeia da impossibilidade de construir a Europa negando sua história, sua cultura e seus valores fundamentais. Será o sinal do nosso desejo de trabalhar juntos para crescer e fazer brilhar uma civilização comum para abrir a página de uma Europa que se orgulha de sua herança, respeitosa dos povos, das nações e voltada para o futuro".

 

A agenda da Europa mencionava os feriados muçulmanos, hindus, sikhs e judaicos, mas nenhum feriado cristão, nem sequer o de 25 de dezembro. Christine Boutin, ex-ministra se pergunta: "Como se pode pretender educar os jovens sobre a União Européia negando uma religião que contribuiu tanto para a sua construção e sua unidade? Como é possível uma discriminação assim? Esta pequena agenda é reveladora do novo pensamento que nos mina por dentro: para entrar, seria

preciso apagar a nossa história comum e os nossos valores fundamentais". Na França, o ministro dos Assuntos Europeus, Laurent Wauquiez, quis levantar "um grito de ira". Esta iniciativa, disse, "é representativa de uma Europa que já não ama nem se ama. Esta Europa nega suas raízes cristãs e cobre com um tímido lenço o que ela é. Uma identidade rejeitada é uma identidade que se vinga”.

Pe. Geraldo Rodrigues

Boletim "Vivências" 213