I Assembléia da Conferência da AL e Caribe em Aparecida: Dia 11

16/03/2011 21:42

 

Dia 11 de março de 2011

 

Às 8h da sexta-feira, 11 de março de 2011, a oração da manhã ficou a cargo das seguintes unidades: México, Peru Norte, Equador e Colômbia. Após a oração, o Pe. Marcelo Pomar informou que o próximo momento seria para reunião das sub-conferências e a que a assembléia voltaria a se reunir às 10h30m no auditório Santo Afonso.

 

Às 10h30m retoma-se a sessão em plenária. O Pe. Geral dá à assembléia uma triste notícia: Houve um terremoto e um tsunami no Japão, bem perto de Tókio. Ainda não foi possível entrar em contato com os confrades. Esperamos alguma notícia dos confrades do Japão através de um confrade de Roma. O tsunami atingirá outros países e não se sabe o que poderá ocorrer. Ao final, disse que quando tiver outras notícias vai comunicar à assembléia. Pede que todos fiquem de pé para uma oração pelos atingidos pelo terremoto.

 

Após a comunicação do Superior Geral, o Ir. João Batista de Viveiros (Prov. de São Paulo) transmite à assembléia as recomendações do VIII Congresso latino-americano e caribenho dos irmãos. Tema: “Propostas dos irmãos para a assembléia da Conferência da América Latina e Caribe” (cf. Documento anexo n. 08).

 

Reações a mensagem do Ir. Viveiros:

Pergunta: Quais os nomes para o secretariados latino-americana e caribenha de irmãos? Ir. Viveiros cita os nomes de irmãos que aceitariam participar deste secretariado.

 

Pe. Marcelo Pomar introduz a primeira votação para a coordenação da Conferência. Cada confrade com direito a voto escolherá dois nomes. A votação será secreta. São 27 votantes.

Resultado da votação:

Pe. Rafael Prada (Prov. de Bogotá): 16 votos

Pe. Marcelo Araújo (Prov. de São Paulo): 9 votos

Pe. Eric Peres (Vice-prov. de Caracas): 7 votos

Pe. Pedro Irizar (Prov. de Santiago): 6 votos

Pe. Noel Londoño (Prov. de Bogotá): 7 votos

Pe. Marcelo Pomar (Prov. de Buenos Aires): 6 votos

Pe. Peter Mc Carthy (Vice-prov. de Fortaleza): 1 voto

Pe. José Araya (Vice-prov. de Costa Rica): 1 voto

Pe. Ulysses da Silva (Prov. de São Paulo): 1 voto

 

Pe. Marcelo Pomar informa que o resultado da votação será comunicado posteriormente e propõe um retorno aos grupos para que trabalhem todos os números dos Estatutos ainda não vistos. Será a última reunião dos grupos sobre os Estatutos.  

 

Às 15h tem início a sessão da tarde com a canção interpretada pelo Pe. Eric Peres: “Um homem cravado na cruz”, de sua autoria e se procede à votação que elegerá a terna para ser apresentada ao Governo Geral. Antes da segunda votação, o Pe. Ramón Correa, provincial da Argentina, pede à assembléia que não considere o Pe. Marcelo Pomar para compor a terna que será apresentada ao Governo Geral, porque ele não poderá aceitar a coordenação, caso seja indicado, por causa de compromissos assumidos na sua Província e na CLAR. No momento da votação se encontram 27 votantes na assembléia.

 

Depois da eleições, os escrutinadores fazem a apuração dos votos na mesa da moderação.

O resultado é o seguinte:

Pe. Rafael Prada (Prov. de Bogotá):  20 votos

Pe. Marcelo Araújo (Prov. de São Paulo): 18 votos

Pe. Eric Peres (Vice-prov. de Caracas): votos

Pe. Pedro Irizar (Prov. de Santiago): 12 votos

Pe. Noel Londoño (Prov. de Bogotá): 11  votos

Pe. Marcelo Pomar (Prov. de Buenos Aires): 3  votos

Pe. Peter Mc Carthy (Vice-prov. de Fortaleza): 3  voto

Pe. José Araya (Vice-prov. de Costa Rica): voto

Pe. Ulysses da Silva (Prov. de São Paulo): 3 voto

 

Pe. Marcelo Pomar pergunta ao Pe. Marcelo Araújo sobre a disponibilidade para fazer parte da terna a ser apresentada ao Governo Geral e ele aceita. Pe. Jorge Gómez Rueda (Prov. de Bogotá) se encarrega de entrar em contato como o Pe. Rafael Prada para consultá-lo sobre sua disponibilidade para compor a terna. Antes de terminar a sessão, o Pe. Manuel Rodrigues (Prov. de Porto Rico) apresenta à assembléia a mensagem (rascunho) aos redentoristas, leigos associados, às redentoristas e membros de institutos associados da Conferência da América Latina e Caribe.

Pe. Marcelo Pomar pergunta à assembléia se há sugestões para enriquecer a mensagem. São apresentadas as sugestões seguintes: a metodologia não incluiu a participação dos delegados, o que deveria ser feito. Há muitas citações, o que pode tornar a leitura mais pesada e menos leve. Melhor escrever Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Aparecida. Está muito denso o texto. Recolhidas as sugestões, a  aprova a mensagem que será endereçada aos confrades da América Latina e Caribe.

 

Pe. Marcelo Pomar inicia o momento da votação dos Estatutos, que estão escritos em espanhol. Os delegados não têm direito a voto. Até às 16h há tempo para leitura do texto que será votado a partir das 16h30m, quando começa a sessão de votação dos Estatutos.

 

Às 16h30m, início da última sessão, o Pe. Marcelo Pomar pede que aqueles que têm direito a voto se assentem nas primeiras filas. O Pe. Jorge Gomes, superior provincial de Bogotá, comunica à assembléia a decisão do Pe. Rafael Prada de não aceitar sua indicação para compor a terna. O Pe. Noel Londoño, por sua vez, aceitaria sua indicação e se põe à disposição da Congregação. Procede-se à votação de dois outros nomes que poderão compor a terna.

 

O resultado da votação foi o seguinte:

Pe. Eric Peres (Vice-prov. de Caracas): 14 votos

Pe. Pedro Irizar (Prov. de Santiago): 12 votos

Pe. Noel Londoño (Prov. de Bogotá): 15 votos

Pe. Marcelo Pomar (Prov. de Buenos Aires): 4 votos

Pe. Peter Mc Carthy (Vice-prov. de Fortaleza): 3 votos

Pe. Ulysses da Silva (Prov. de São Paulo):1 voto

Pe. Agenor (Prov. de Campo Grande): 1 voto

 

Pe. Eric é consultado sobre sua indicação. Diz que é vigário de sua vice-província, trabalha na pastoral vocacional e nas missões, por isto não aceita sua indicação.

 

Em seguida, procede-se à votação dos Estatutos. Pe. Ulysses apresenta o modo das votações, que será feita através de três cartões. Verde: sim. Vermelho: não. Amarelo: aprovação juxta modum (sob condição), que significa aprovação ao essencial do estatuto, mas se deve fazer acréscimos. Mas se o Estatuto obtiver a maioria, não se considera o juxta modum. O Superior Geral e o Pe. Enrique Lopes, como devem aprovar os Estatutos, não participarão da votação. A eleição será feita por maioria absoluta, ou seja, 13 votos. O primeiro a ser votado será a formulação original, em vermelho. Se não for aprovado, passar-se-á à votação do postulado, que está em azul.

 

Estatuto 01 (versão original): 

Sim: 2 Não: 17 juxta modum: 5

Postulado n. 1:

Sim: 24 Não: 1

 

Estatuto 05 (versão original):

Sim: 0 Não: 24

Postulado n. 01:

Sim: 23 juxta modum: 01

 

Estatuto 06

Postulado 01:

Sim: 13 Não: 10  Abstenção: 01

 

Estatuto 10 

Postulado n. 01:

 Sim: 9 Não: 15

 

Estatuto 11 (versão original):

 Sim: 13 Não: 10 juxta modum: 1

 

Estatuto 13 (versão original):

Sim: 0 Não: 24  

Postulado 1:

Sim: 0 Não: 24

Postulado 2:

Sim: 24 Não: 0

 

Estatuto 15 (versão original):

Sim: 7 Não: 17

Postulado 1:

Sim: 22 Não: 2

Postulado 2:

Sim: 24 Não: 0

 

Estatuto 16 (versão original):

Não: 23  Abstenção: 1

Postulado 1:

Sim: 4 Não: 20

Postulado 2:

Sim: 7 Não: 17

Postulado 3:

Sim: 17 Não: 7

 

Estatuto 22 (versão original):

Sim: 9 Não: 15

Postulado 1 (Parágrafo Primeiro):

Sim: 20 Não: 4

Parágrafo Segundo:

Sim: 8 Não: 6 juxta modum: 8

Postulado 1 (Parágrafo Segundo):

Sim: 21 Não: 1  Abstenção: 2

Parágrafo Terceiro:

Sim: 9 Não: 15

Postulado 2 (Parágrafo Terceiro):

Sim: 24

 

Estatuto 24 (versão original):

Sim: 1 Não: 23

Postulado 1:

Sim: 22 Não: 1 Abstenção: 1

Postulado 2:

Sim: 5 Não: 18  Abstenção: 1

 

Antes do final da sessão, Pe. Zenildo (Vice-prov. de Manaus) se despede desejando um bom final de assembléia para todos. Deve deixar a assembléia porque tem aulas sábado e domingo em Manaus, num curso de pós-gradução. A sessão termina com a acolhida de uma delegação de quatro institutos de religiosas fundadas segundo inspiração afonsiana. Pe. Geral as acolhe com palavras de agradecimento por sua presença. São 12 irmãs de quatro institutos de espiritualidade redentorista. As irmãs se apresentam e falam de seu carisma, alguns dos institutos foram fundados por redentoristas, como Dom João Batista Muniz, por exemplo. Estão em Aparecida para o primeiro encontro de institutos de espiritualidade redentorista. Pe. Victor Hugo as motivou para este encontro. Aproveitaram o encontro para estudar o documento do XXIV Capítulo Geral.

 

Às 18h15m aconteceu a celebração da Eucaristia, a cargo  da unidades do México, Peru Norte, Equador e Colômbia. A celebração contou com a participação das irmãs, que também ficaram para o jantar, seguido de um momento de confraternização.