MENSAGEM DO PE MICHAEL BREHL

07/12/2011 23:26

Queridos Confrades, Irmãs, Associados e amigos dos Redentoristas,

No dia 08 de dezembro celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Sob este título de "Imaculada Conceição",+ os Missionários Redentoristas honram Maria como a Padroeira de nossa Congregação. Durante este tempo do Advento, a Imaculada Conceição de Maria recorda a cada um de nós o destino a que somos chamados em Cristo. Como Maria, "Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis, para viver diante dele no amor " (Efésios 1, 4). Maria permanece como o testemunho luminoso da glória e da vida a que todos somos chamados.

Santo Afonso foi um ardente defensor da verdade da Imaculada Conceição. Ele estava convencido do papel especial de Maria no mistério da nossa Redenção e da honra que devemos ter para com ela, como irmãos e irmãs de seu Filho, Jesus. Mas Santo Afonso também estava convencido de que a Imaculada Conceição é o mais eloqüente testemunho do poder de Deus para redimir e salvar a nossa natureza humana. Honrar a Imaculada Conceição é louvar a Deus, cujo desejo e poder de redimir abraça toda a humanidade.

O mistério do Advento e do Natal nos convida a considerar o amor de um Deus que fará tudo o que for preciso para nos salvar. Este Deus se atreve a abraçar a nossa humanidade e a tornar-se um de nós, através de Maria, que se oferece como a serva do Senhor.

Este tempo de Advento é um tempo de alegria e de silêncio esperançoso. A Solenidade da Imaculada Conceição interrompe este silêncio como uma antecipação da glória a que o Advento, inevitavelmente, conduz. Quando honramos Maria com o título de Imaculada Conceição, como nossa padroeira, ela nos recorda que esta é também a nossa vocação especial na Igreja. A Família Redentorista é chamada a brilhar no mundo como um testemunho profético de santidade, para o qual somos todos chamados a viver, no amor, diante de Deus.

O que isso significa para nós? Em face da violência e da divisão, nós testemunhamos a paz e a reconciliação. Quando o medo e a dúvida oprimem as pessoas, nós vivemos na confiança e na esperança. Para um povo que anda nas trevas e na sombra da morte, nós apontamos para a luz de Cristo, e a plenitude da vida à qual Ele nos chama. No meio da pobreza, opressão e injustiça, vivemos de forma simples e acolhemos no amor aqueles que são abandonados e marginalizados.

Celebrar a Imaculada Conceição durante o tempo do Advento é celebrar a copiosa redemptio (redenção abundante) que abraça Maria antes mesmo de seu nascimento, e esta Redenção nunca a deixou. Esta é a redenção a que somos chamados a receber e a compartilhar.

Ao aproximar os dias finais deste tempo do Advento, possa você experimentar, realmente, a copiosa redemptio; e que você possa compartilhá-la com os outros através do seu testemunho profético, exatamente como Maria fez. Desejo-lhes uma celebração da nossa Padroeira, a Imaculada Conceição, muito abençoada.

Seu irmão no Redentor,
Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral