Noite Escura

22/02/2011 22:37

O ser humano possui duas noites escuras em sua vida: antes e depois de sua existência no mundo. Ter a consciência disso é bastante angustiante, é um não saber de onde veio e para onde vai. Aceitar todas essas suas condicionalidades biológicas e históricas não é uma tarefa fácil, pois sua existência continua opaca, sem as respostas de que precisa. Por outro lado, o ser humano vive esperançoso de que um dia tudo há de se desvendar, que todos os seus questionamentos serão respondidos. O teólogo K. Rahner diz que “em nossa vida não conseguimos nos livrar de certas perplexidades, mas temos a impressão de que devemos prosseguir sem saber onde vai terminar”. 

Para um cristão suas respostas estão em Deus. Isso faz com que, ao se questionar sobre as duas noites escuras fundamentais da vida, ele não se depare com o vazio, pois Deus é o fundamento de toda esperança e o motivo para aceitar a vida. A experiência com Cristo faz com que o homem não fique nem na vida nem na morte; ele vai além. Com Cristo a vida não perece, pois ele ainda vive e a morte é uma vitória. Jesus foi amparado pelo mistério, isso quer dizer que podemos lançar nossas esperanças nele.

Há uma relação íntima da história do indivíduo com a narrativa cristã. A Narrativa da Criação se conclui com a História humana, que se aplica em toda a Bíblia, recorda o pensamento humano que é sempre condicionado historicamente. “Toda experiência é experiência interpretada” (E. Schillebeckx) (W. Pannemberg).

Porém, o cristianismo não é uma explicação do mundo ou da existência. O cristão somente pode aceitar o mistério incompreensível calando e adorando. Porque esse Deus é insondável, Ele ultrapassa tudo o que possamos pensar ou expressar sobre Ele. Então, só resta ao Cristão lançar-se no mistério incompreensível, pois negar a existência de Deus é negar a esperança e a própria aceitação de si.

O Cristianismo quer ajudar o homem a superar a sua solidão e a sair de seu egoísmo, que só o leva a uma angústia maior, ajudando-o a encontrar a Deus e aos irmãos. Só Deus pode iluminar as noites escuras do homem.

 

Fagner, CSsR

(Juniorista da Província do Rio-Minas E. Santo)