O Real Sentido da Páscoa!
A Páscoa, em hebraico Pessach, é a maior e mais importante festa para nós cristãos, pois como povo de Deus reunido celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela constitui a passagem da morte para a vida, ou seja, a vitória de Cristo se realiza plenamente em cada um de nós.
Os cinqüenta dias seguintes ao domingo da Ressurreição, no qual chamamos de Tempo Pascal, devem ser celebrados com grande júbilo e festa tendo em vista que a Páscoa é o centro do Ano Litúrgico, e conseqüentemente de toda a Igreja. Ao celebrarmos as festas pascais estamos glorificando a Deus pela obra da redenção humana, realizada por Jesus Cristo, que ao morrer na Cruz nos deu vida nova.
Desde o inicio do Cristianismo, as primeiras comunidades com o intuito de celebrar a Páscoa de Cristo foram organizando este belo momento, que no decorrer dos anos chegou até nós. Todavia, principalmente, por meio de propagandas midiáticas o real sentido da Páscoa passou a ser deturpado, dando-se mais ênfase ao feriadão do que a vivência da paixão, morte e ressurreição de Cristo Jesus.
Porém, em muitos lugares o que verificamos é que a Páscoa está sendo vivida de uma maneira pagã, onde não se encontra sinal cristão, mas sim bebidas, festas; ou mesmo sendo utilizada como tempo de viajar e comer chocolates. Com isso esse belo momento que surgiu para ser vivenciado em família, e assim construir laços fraternos acaba perdendo seu real sentido em muitos lugares.
Vale à pena salientar que as confraternizações em família, as refeições tradicionais ao lado dos que convivem conosco nos ajudam a celebrar a Páscoa, porém não poderemos nunca nos afastar do verdadeiro sentido da celebração. Cabe a nós, conhecedores dos mistérios vivenciados, expressar e propagar os ensinamentos deixados pelo nosso Mestre.
Portanto, devemos nos comprometer a mantermos vivo o sentido original da Páscoa, que é a celebração da Ressurreição do Senhor. Que a alegria do Ressuscitado possa permear a vida, principalmente, dos pobres, doentes, marginalizados e de todos aqueles que ainda não conhecem o Senhor Jesus. E assim, como as mulheres que viram o sepulcro vazio, possamos anunciar “O Senhor Ressuscitou, Aleluia”.
Fábio Nascimento
(Pré-Noviço, Ibura, recife-PE)