Para o Suriname, tem novidades!

17/03/2011 23:35

 

Aparecida, 12 de março de 2011.

 

Aos redentoristas e a todos que participam de nossa caminhada missionária no Suriname.

 

Iniciamos o tempo litúrgico que nos convida à conversão e a uma adesão mais profunda ao Evangelho de Jesus. Também em nossa caminhada de Congregação Redentorista seguimos a desafiante e bela proposta da reestruturação. Que o Cristo Redentor nos impulsione a sermos ousados em nossa missão nos dias de hoje.

Aproveitando a ocasião da Primeira Assembléia da Conferência da América Latina e do Caribe, nós superiores (Vice) Provinciais da URB (União dos Redentoristas do Brasil), reunimo-nos para partilhar e tomar decisões sobre a Região do Suriname. Além da participação dos (Vice) Provinciais das nove unidades brasileiras, contamos com a presença do Pe. Michael Brehl, Superior Geral, do Pe. Enrique Lopez, Vigário Geral e do Pe. Ronaldo Sérgio de Faria, Superior Local da comunidade redentorista no Suriname.

Pe. Michael Brehl, durante a reunião, explicitou a decisão do Governo Geral de que a URB continue sendo a responsável pela missão no Suriname. Para isso é necessário, de modo especial, o envio de outros redentoristas àquela comunidade e a formação de uma estrutura financeira que possibilite os trabalhos. Nossos confrades Pe. Ronaldo e Pe. Brandão estão mantendo, com muito zelo, o largo trabalho pastoral numa região periférica de Paramaribo. Pe. Brandão retornará ao Brasil no final de agosto e Pe. Ronaldo permanecerá.

Por isso, serão enviados ao Suriname:

- Pe. Rudolf Jacobus Croon, da Província de São Paulo. Chegará em meados de 2011;

- Pe. Gilson Silva, da Vice Província da Bahia. Chegará no início de agosto (2011);

- Fr. José Ribeiro Novaes, que cursa o último ano de Teologia, da Província de Porto Alegre. Chegará no início de 2012;

- Ir. Jorge Tarachuque, da Província de Campo Grande. Irá para o Suriname assim que concluir seus estudos de pós-graduação, no início de 2012.

Além dos confrades mencionados, temos o compromisso de animar e de formar redentoristas para o Suriname e outras áreas de nossa Congregação. Ficou acertado também que será necessária uma visita do presidente da URB, atual Superior do Suriname, para encaminhar algumas questões comunitárias, pastorais e econômicas, principalmente para avaliar a situação da fundação que mantém os trabalhos missionários.

Somos muito agradecidos pela disponibilidade de todos que trabalharam, que trabalham ou que trabalharão em nossa comunidade missionária do Suriname. Temos consciência dos desafios, mas temos também a convicção de um novo tempo de redenção copiosa. Sigamos, pois, com empenho e ousadia na busca de um ardor sempre maior para o serviço ao Reino de Deus. E que Pedro Donders, o santo dos leprosos, interceda por todos nós.

Fraternalmente,

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. - Pela União dos Redentoristas do Brasil.