VIDA APOSTÓLICA

 

CONGREGAÇÃO DO SANTISSIMO REDENTOR

VICE-PROVÍNCIA REDENTORISTA DO RECIFE

SECRETARIADO DE VIDA APOSTOLICA (SVA)

 

 PROJETO DE FORMAÇÃO PERMANENTE (2011-2014)

 No dia 28 de Fevereiro de 2011, em Garanhuns – PE precisamente às 14h40min. estiveram reunidos: Ir. Torres, (coordenador) Pe. Eugênio Alexandre e Pe. Pedro Luis. Na ocasião traçamos algumas orientações de como deve ser encaminhado às ações do Secretariado de Vida Apostólica da VPR.

 PLANEJAMENTO

 

“Vocação Redentorista e os Conselhos Evangélicos: um mergulho na realidade da vida comunitária”

 

A-     Objetivo Geral:

 

Promover ações que visem à animação da vida redentorista em sua maior expressão: consagração religiosa e revitalização das comunidades apostólicas e frentes missionárias.

 

 B-     Objetivos Específicos:

 

        I.            Estabelecer a unidade Vice-Provincial entre seminaristas, confrades, oblatos e leigos com o resgate de pertença “corpo-redentorista”.

      II.            Estimular as comunidades de formação e apostólicas para se empenharem no que é próprio da vida comunitária, cultivando a mística redentorista.

    III.            Oportunizar a partilha dos confrades frente às questões pessoais, apostólicas, bem como, motivá-los em seus ofícios e vida consagrada.

    IV.            Expandir a Espiritualidade Redentorista diante das frentes de pastorais missionárias da VPR, acentuando maior dedicação a ações que visem congregar os leigos e jovens redentoristas, confrades idosos, oblatos e família dos redentoristas.

  

C-     Meios

 

Em Nível de VPR: 

        I.            Promover estudos temáticos (um por semestre) com a participação de confrades, seminaristas, oblatos e leigos.

      II.            Realizar o retiro vice-provincial (um por ano) e inter vice provincial quando a sede for na VPR.

    III.             Organizar encontros anuais de: ex-redentoristas, família dos confrades, redentoristas jovens e confrades idosos. (Formar equipes mistas: confrades e leigos, para organizarem os encontros específicos acima descritos.

    IV.            Solicitar do Vice-Provincial a partilha oficial da vida da VPR, a cada dois meses, por meio de impressos.

 Em Nível de Comunidade:

         I.            O SVA irá fornecer um subsídio de reflexão com temário específico da nossa vida religiosa para ser utilizado na reunião mensal da comunidade apostólica.

      II.            Solicitar que os superiores locais oportunizem momentos de planejamento, avaliação, estudo, retiro, partilha e lazer comunitários e elabore celebrações para solenizar as datas importantes de nossa congregação.

    III.            Elaborar o Planejamento Anual da Comunidade contemplando todos os encontros, reuniões, datas comemorativas, acima supracitadas e enviar uma cópia para o Governo Vice- Provincial em tempo breve.

    IV.            Criar meios necessários que viabilizem uma economia significativa frente aos gastos da comunidade. O superior e o ecônomo ajudem nessa nova mentalidade de agir.

           Em Nível pessoal:

 I.                    Incentivar a partilha de reflexões dos confrades, socializando-as  através de artigos a serem enviados personalizadamente para todos os confrades.

II.                  Motivar a vivência da espiritualidade redentorista e sacramental através de documentos e/ou indicação de literaturas.

 

D-     ESTATÉGIAS

ORGANOGRAMA DE ATIVIDADES PARA 2011

 O Projeto de Formação Permanente para a Vice-Província do Recife será implantado levando em conta três níveis: pessoal, comunitário e vice-provincial.

NÍVEL PESSOAL

SUBSÍDIOS TRIMESTRAIS: Envio de cartas endereçada a cada confrade, motivando a sua vida espiritual, meditação e disposição para a missão redentorista.

DATAS DE ENVIO:

- 04 de abril

- 04 de julho

- 03 de outubro

Responsáveis: Membros do Secretariado de Vida Apostólica

SUBSÍDIOS SEMESTRAIS: a cada seis meses o Secretariado de Vida Apostólica emitirá um Documento de incentivo à vivência da espiritualidade redentorista, tocando também a vida sacramental.

DATAS DE ENVIO:

- 04 de abril

- 01 de agosto

Responsáveis: Membros do Secretariado de Vida Apostólica

NÍVEL COMUNITÁRIO

SUBSÍDIOS MENSAIS: Envio de subsídios mensais para estudos e oração comunitária. O Secretariado de Vida Apostólica sugerirá que alguns confrades partilhem suas reflexões para o grupo através de artigos que será enviados para as comunidades.

DATAS DE ENVIO:

- 28 de março

- 28 de abril

- 30 de maio

- 27 de junho

- 27 de julho

- 29 de agosto

- 26 de setembro

- 27 de outubro

- 28 de novembro

- 28 de dezembro

Responsáveis: Membros do Secretariado de Vida Apostólica

NÍVEL VICE-PROVINCIAL

Para motivar e dar mobilidade e dinamismo à vida religiosa redentorista em nível vice-provincial, propomos ações anuais que permeiem todos os membros da Vice-Província, como também aqueles(as) que estão diretamente ligados a nossa vida e espiritualidade:

1.      ENCONTRO DE LEIGOS E OBLATOS REDENTORISTAS: momento de formação, espiritualidade e celebração da vida.

Responsáveis: Pe. Julio Miguel, Pe. Luiz Vieira e um postulante

DATA: 10 e 11 de setembro

2.      ENCONTRO DAS FAMÍLIAS REDENTORISTAS: encontro celebrativo, formativo, de comunhão.

Responsáveis: Pe. Erisson, Pe. Pedro Luis e um postulante

DATA: 01 a 03 de julho

3.      ENCONTRO DOS REDENTORISTAS JOVENS: voltado para os confrades até 10 anos de Votos Perpétuos.

Responsáveis: Pe. Rinaldo, Pe. Carlos Gonzaga e Diac. Wagner

DATA: 17 a 19 de junho

4.      ENCONTRO INTER-VICE-PROVINCIAL DOS IRMÃOS REDENTORISTAS: encontros semestrais (01 para estudos e outro para partilha da vida, celebração e espiritualidade), envolvendo os confrades e estudantes.

Responsáveis: Ir. Torres, Ir. Inaldo e postulante candidato a irmão.

DATAS: 01 a 03 de abril e 21 a 23 de outubro

5.      ENCONTRO DOS PÁROCOS E VIGÁRIOS: voltado para os principais responsáveis pelas Paróquias e Áreas Pastorais da Vice-Província, no intuito de partilhar os trabalhos e avaliar e elaborar metas para o futuro.

Responsáveis: Pe. Francisco e Pe. Luiz Gonzaga

DATA: a ser programada pelo Superior Vice-Provincial, dado que ele é o responsável imediato pelo projeto missionário em que os párocos e vigários são seus colaboradores primeiros.

6.      ENCONTRO DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA: retomada do projeto inicial, motivando os jovens à vivência da espiritualidade redentorista, sem pretensões de promoção vocacional.

Responsáveis: Pe. Tiago, Pe. Roberto e postulantes

DATA: 04 a 06 de novembro

7.      MISSÃO REDENTORISTA: ação de conscientização de todo os confrades da Vice-Província para assumirem o trabalho das Santas Missões, levando todos a agirem no tempo forte do trabalho missionário.

Responsáveis: Secretariado de Vida Apostólica e Equipe missionária

DATA: de acordo com o calendário da Equipe Missionária.

8.      ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE REDENTORISTA: motivar os confrades idosos a encontros anuais para partilha dos trabalhos, oração e celebração da vida.

Responsáveis: Pe. Cristiano, Ir. Albino e Postulante

DATA: 09 a 11 de julho

OBSERVAÇÕES:

O Secretariado de Vida Apostólica sugere que os estudantes (aspirantes e postulantes) participem também das comissões que gerenciarão as ações acima descritas. O objetivo da presença dos formandos é participar da elaboração e execução das tarefas para que eles comecem a abraçar a vida missionária redentorista, tomando gosto pelos nossos trabalhos e fortalecendo o sentimento de pertença a Vice-Província.

Para dar andamento imediato ao Projeto, faz-se necessária a formação das comissões (ou coordenações) que agirão para o cumprimento do evento.

Após a aprovação do projeto, os locais dos encontros deverão ser imediatamente pensados pelos organizadores.

 

Pe. Pedro, Pe. Eugênio e Ir. José Torres